“O gênio superior e a sagacidade de Sir Isaac Newton, portanto, tornaram o mais feliz e, podemos agora dizer, o maior e mais admirável aprimoramento que já foi feito na filosofia. E seus “Principia Mathematica”, deve-se reconhecer, têm um grau de firmeza e solidez que deveríamos em vão procurar em qualquer outro sistema. Os mais céticos não podem deixar de sentir isso.” — Adam Smith1
Vamos dar continuidade ao exame da concepção de A. Smith acerca da separação entre ciência e religião que foi recomendada por Francis Bacon (1.561 – 1.626) nas origens do Iluminismo. Como já observamos anteriormente, F. Bacon foi filósofo da ciência, mas não propriamente um cientista, como o foram, pouco depois dele – ainda durante os primeiros séculos do iluminismo – René Descartes (1.596 – 1.650) e Isaac Newton (1643 – 1727). A. Smith manifestou a sua entusiástica preferência pelo método de investigação científica de Newton, e não o de Descartes. O que justificou essa preferência?
Antes de considerarmos essa pergunta gostaríamos de dedicar esta postagem às curiosas semelhanças entre diferentes aspectos das trajetórias e formas de vida de Isaac Newton e de A. Smith – algo que não tenho conhecimento de que já tenha sido feito.
Várias Semelhanças e Algumas Diferenças entre Isaac Newton, Adam Smith e Suas Vidas:
- Ambos nasceram e morreram na Grã-Bretanha, nos primeiros séculos do iluminismo (XVII e XVIII). Isaac Newton, na Inglaterra; e Adam Smith, na Escócia;
 - O pai de Adam Smith também se chamava Adam Smith; o pai de Isaac Newton também se chamava Isaac Newton;
 - Tanto pai de Newton quanto o pai de A. Smith morreram pouco antes do nascimento dos seus filhos. Ou seja, tanto Isaac Newton como A. Smith nasceram órfãos de pai;
 - Os pais de Isaac Newton foram devotados religiosos anglicanos. Os pais de Adam Smith foram devotados religiosos presbiterianos (calvinistas). Ou seja, os pais de ambos foram cristãos, mas não católicos;
 - Isaac Newton iniciou seus estudos universitários no Trinity College, na Universidade de Cambridge, em 1661, quando tinha 18 anos de idade. Na época, ele era considerado um pouco mais velho que seus colegas e entrou como um estudante pobre, trabalhando como subsizar (servia refeições e realizava tarefas para os alunos mais ricos). Somente em 1664 ele ganhou o direito de estudar sem ter que prestar serviços aos colegas mais ricos. Adam Smith iniciou seus estudos universitários na Universidade de Glasgow, em 1737, quando tinha 14 anos de idade, já com domínio de latim e grego, o que lhe permitiu avançar rapidamente nos estudos. Óbvio então, que, ao contrário de Newton, Smith era bem mais jovem do que os seus colegas. Sendo, como Newton, de família pobre e órfão de pai, para entrar na universidade Smith recebeu uma bolsa de estudos da Snell Exhibition, uma fundação criada por John Snell para apoiar estudantes escoceses talentosos, especialmente aqueles que desejavam continuar seus estudos em Oxford, após a graduação;
 - Quando Isaac Newton ingressou no Trinity College, não havia diferença entre filosofia e ciência como meios para o conhecimento. E havia duas grandes partes da filosofia: a Filosofia Natural, que tinha como objeto de estudo a natureza, o universo; e a Filosofia Moral, que tinha como objeto de estudo o ser humano e suas relações sociais, com a natureza, com a espiritualidade. Newton priorizou o estudo da Filosofia Natural, enquanto A. Smith o fez em relação à Filosofia Moral. O curso de graduação de Newton tinha ênfase em Lógica e Filosofia Natural, que englobava o estudo da natureza, matemática, astronomia e metafísica. Newton se aprofundou intensamente, inclusive por conta própria, na matemática – desenvolvendo o que viria a ser o cálculo – e em Astronomia e Óptica (a ciência da Física propriamente dita ainda não existia). Teologia e Latim eram disciplinas obrigatórias para todos os estudantes. O curso de A. Smith na Universidade de Glasgow, por sua vez, tinha mais ênfase em Filosofia Moral. No primeiro ano se estudava Lógica e Metafísica. No ano seguinte, Filosofia Moral, que abrangia Religião Natural, Ética e Jurisprudência (Jurisprudência, por sua vez, incluía Justiça e Leis, Instituições Políticas e Economia Política). No último ano, Filosofia Natural e Matemática. Diferentemente de Newton, há testemunhos de que A. Smith, embora tenha sido bom aluno de matemática, não a escolheu como disciplina em cujo estudo viria a se aprofundar. A diferença em relação a Newton parece óbvia: matemática era uma disciplina auxiliar de fundamental importância para a Filosofia Natural, mas muito menos relevante para a Filosofia Moral. Observe-se que Newton estudou Teologia, porque em sua época ainda não havia surgido a chamada Religião Natural, que, porém, já existiria no lugar da Teologia, na época de A. Smith;
 - Ambos se tornaram professores das Universidades onde foram alunos bolsistas. Em 1669, Newton foi nomeado como Professor Lucasiano da Trinity College (esse título de Professor de Matemática, que existe até hoje, é uma das cátedras acadêmicas mais prestigiadas do mundo, especialmente na área das ciências exatas). Em 1752 Adam Smith se tornou professor de Filosofia Moral da Universidade de Glasgow;
 - Por volta dos seus trinta anos Newton se mantinha cristão, mas pouco ortodoxo, que rejeitava, em particular, a Doutrina da Trindade. Além de seu trabalho nas ciências matemáticas, Newton dedicou grande parte de seu tempo ao estudo da alquimia e da bíblia, mas a maior parte de seu trabalho nessas áreas permaneceu inédita até muito depois de sua morte. Aos trinta anos Newton tinha uma fé cristã que não poderia ter sido considerada ortodoxa. A certa altura da sua vida adulta ele chegou a ser descrito como herege. O teísmo de Adam Smith ao longo de toda a sua vida adulta, foi, na minha opinião, algo que salta aos olhos na leitura da sua obra. Mas também não era uma religiosidade ortodoxa e Smith claramente evitava se pronunciar sobre ela. Mesmo assim ele enfrentou críticas bastante ácidas de pessoas com cargos religiosos devido à sua estreita amizade com David Hume, que era considerado ateu (ou, pelo menos, agnóstico);
 - De forma excepcional para um membro do corpo docente de Cambridge naquela época, Newton se recusou a receber ordens religiosas na Igreja da Inglaterra. Na época, para assumir o cargo de professor em Cambridge, era necessário que a pessoa assumisse uma posição religiosa formal na igreja anglicana. Entretanto, Isaac Newton conseguiu dispensa dessa exigência após o próprio rei da Inglaterra, Carlos II, enviar uma carta autorizando essa dispensa. Após concluir seus estudos em Glasgow, em 1740, Adam Smith pôde continuar utilizando a bolsa da Snell Exhibition para estudar no Balliol College, Oxford, onde permaneceu por quase seis anos. O Balliol College era uma das instituições de ensino superior integrantes da Universidade de Oxford, na Inglaterra, que fora fundada com o objetivo principal de instruir candidatos a membros da Igreja Episcopal Escocesa. Naquela época, grande parte dos professores das universidades na Grã-Bretanha eram membros de igrejas. A. Smith tinha interesse em se tornar docente, mas não em ser um clérigo. Em 1746 decidiu então que deixaria Oxford e retornaria inicialmente para a casa da sua mãe, na sua cidade natal, na Escócia, sem contar, naquela época, com qualquer garantia prévia de trabalho remunerado;
 - As contribuições de Isaac Newton para a ciência fizeram com que ele recebesse importantes honrarias, como a de Membro da Royal Society de Londres, em 1672. Fundada em 28 de novembro de 1660, essa Royal Society é a mais antiga academia científica continuamente existente no mundo. Adam Smith foi um dos membros fundadores da Royal Society de Edimburgo, em 1783. Ela surgiu durante o Iluminismo Escocês como uma academia dedicada ao avanço do conhecimento e da aprendizagem útil. Desde então, tem sido um centro de excelência intelectual, reunindo cientistas, artistas e pensadores de diversas áreas. Em maio de 1767, A. Smith foi eleito também membro da Royal Society de Londres;
 - Isaac Newton nunca se casou e nunca teve filhos. A. Smith nunca se casou e nunca teve filhos.
 
Por enquanto vamos destacar apenas o fato de que, tanto Newton quanto Smith, foram órfãos de pai, com mães viúvas pobres, que sempre estudaram, ao longo de suas vidas, se beneficiando de gratuidade ou podendo incorrer apenas em pequenos percentuais das despesas com o ensino. Quando formos examinar o livro A Riqueza das Nações, bem mais adiante, veremos que, certamente, essa experiência aportou contribuição importante para as ideias de A. Smith acerca do papel dos governos na estratégia de superação da pobreza pelas nações. Na próxima postagem retomaremos a influência exercida por Isaac Newton sobre a concepção de A. Smith acerca da ciência moderna.
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REFERÊNCIAS
1. Adam Smith, Palestras sobre Retórica e Belas Letras, ii.133-4, ps. 145-146.


